Menu principal
PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 2008
Realização: Instituto Oikos de Agroecologia, Secretaria Municipal de Educação de Lorena e EM Pe. João Renaudin de Ranville.
Objetivos: Formar cidadãos com consciência ambiental (social, econômica e natural) e sentido de cuidado e de valorização da identidade local, visando à preservação e conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
Módulo I (5ª série) -
• Bacia Hidrográfica
• O Ciclo Hidrológico
• Uso e Ocupação do Solo e a Qualidade das Águas (análise físico-
• Por que e como se plantam árvores nativas – com atividade planejada de plantio e manutenção em áreas degradadas, especialmente em áreas de nascentes e matas ciliares
Módulo II (6ª série) -
• O que é Biodiversidade
• A perda de Biodiversidade (perda das florestas e fragmentação florestal) e as conseqüências para o ser humano
• Os Serviços Ambientais das Florestas
• Como se pode utilizar das florestas sem destruí-
• Envolvimento na Campanha de Preservação do Lobo-
Módulo III (7ª série) -
• O que é Solo e a qualidade do Solo
• Impactos da produção agropecuária convencional na Qualidade do Solo, da Água e na Biodiversidade
• Conceitos de Agroecologia
• Manejo Ecológico do Solo
• Alternativas produtivas: Agrofloresta e coleta de sementes.
• Produção de hortaliças orgânicas e medicinais na escola com a participação e acompanhamento de toda a cadeia produtiva.
Módulo IV (8ª série) -
• A Interação Homem e Meio Ambiental
• Influência do Ser Humano sobre o Planeta: uso dos recursos naturais; poluição, produção de resíduos, mudanças no clima planetário
• Possibilidades de mudança – conceitos da Macrotransição (Baseado no livro Macrotransição: O desafio do terceiro milênio de Erwin Laszlo)
• Organização social para o exercício da cidadania -
• Implantação de proposta com a comunidade
• Encaminhamento do grupo de estudantes ao Programa Jovem Aprendiz Rural – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural