Programa Carbono Seguro beneficia proprietários rurais na Microbacia Ribeirão dos Macacos - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Programa Carbono Seguro beneficia proprietários rurais na Microbacia Ribeirão dos Macacos

Noticias


Programa Carbono Seguro beneficia proprietários rurais na Microbacia Ribeirão dos Macacos

Com a meta de criar reservas de carbono em áreas até então destinadas à pecuária leiteira responsável por boa parte do desmatamento da Mata Atlântica, em 2009, os parceiros Instituto Oikos de Agroecologia e a OSCIP Iniciativa Verde (The Green Initiative) firmaram um Convênio de Cooperação Técnica e Institucional com o objetivo de desenvolver um novo programa de mitigação no âmbito das mudanças climáticas por meio do desmatamento evitado.

Deste convênio foi desenvolvido o Programa Carbono Seguro, um programa de que contribui para o combate das mudanças climáticas no âmbito das Reduções de Emissões de Carbono por Desmatamento e Degradação de Florestas (REDD).

O Carbono Seguro vem proporcionar aos proprietários de áreas com fragmentos florestais remanescentes uma alternativa às atividades agropecuárias na região do Vale do Paraíba, evitando, assim, o desmatamento destes fragmentos e as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera.

Em agosto, os proprietários beneficiados pelo Programa, Sra. Marisa Camargo Nunes, da Fazenda das Palmeiras, e o Sr. José Vicente Junqueira Teberga, da Fazenda São Sebastião, receberam o valor aproximado de R$ 271,00 por hectare de floresta em pé do Bioma Mata Atlântica localizado na Bacia do Ribeirão dos Macacos, fruto do Contrato de efetivação do Projeto – Piloto do Programa Carbono Seguro.

O Programa Carbono Seguro iniciou-se com a implantação de um projeto-piloto para a reservação de 17 hectares de remanescentes florestais no bioma Mata Atlântica, no Estado de São Paulo. Foram identificadas as áreas elegíveis ao Programa Carbono Seguro, localizadas na Microbacia Ribeirão dos Macacos, localizada nos municípios de Lorena e Guaratinguetá, em São Paulo/SP. Saiba mais (link para o resumo do projeto).

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal