ONGs apontam erros na administração do sistema Cantareira, em São Paulo

Ir para o conteúdo

Menu principal

ONGs apontam erros na administração do sistema Cantareira, em São Paulo

Noticias


ONGs apontam erros na administração do sistema
Cantareira, em São Paulo

Duas dezenas de organizações lançam na quarta (29) uma Aliança pela Água de São Paulo. A articulação surge para combater o que avaliam como falta de ação do poder público e erros na administração dos sistemas de produção, sobretudo o Cantareira.

Para as ONGs, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) e a Sabesp, a empresa estadual de saneamento, se omitem e escondem informações. Segundo dados do ISA (Instituto Socioambiental), a retirada do Cantareira na seca sem precedentes da estação chuvosa de 2013/14 foi mantida inalterada por cinco meses, de outubro a fevereiro.

De um lado, as chuvas encolheram até 72% abaixo da média histórica nesse período. O volume armazenado no Cantareira despencou de 37% para 16,4%, mas a produção seguiu em torno de 32 m³/s.

"A crise deve se agravar em 2015, uma vez que todos os mananciais estarão depreciados, e não só o Cantareira", afirma Marússia Whately, do ISA, que coordenou o mapeamento dos problemas com a ONG Cidade Democrática.

Elas também criticam o aumento apenas contábil da reservação disponível. Além do volume morto, apontam a portaria 1.213 do Daee-SP (Departamento de Águas e Energia Elétrica), de 2004, que permitiu incorporar volumes de reserva para enchente e estiagem ao volume útil, um adicional fictício de 17%. A nova articulação pretende melhorar a qualidade e a disseminação das informações para enfrentar a crise.

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), um dos participantes, entrou com um pedido, por meio da Lei de Acesso à Informação, para que a Sabesp divulgue onde e quando vai faltar água na Grande São Paulo como resultado do racionamento branco –a "redução de pressão"– que a empresa vem praticando. Após vários recursos e atrasos, conseguiu na sexta-feira (24) 13 mapas com "zonas de coroa", curvas de nível críticas que favorecem a interrupção do abastecimento.

"Sabemos que a área afetada é muito maior que isso. É um desserviço", diz Carlos Thadeu de Oliveira, do Idec.


OUTRO LADO
A Sabesp diz que encaminhou todas as informações pedidas pelo Idec. Sobre a retirada do Cantareira, afirma que executa as determinações da ANA (Agência Nacional de Águas). Em relação à redução de pressão, a companhia reitera que controla perdas de água usando essa técnica desde 2007.


Fonte: Folha de São Paulo





 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal