II OFICINA DE PSA ÁGUA - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

II OFICINA DE PSA ÁGUA

Noticias


II OFICINA DE PSA ÁGUA

Aconteceu no dia 12 de setembro de 2013, a II Oficina de PSA Água Vale do Paraíba no Espaço Villa Mezzo em Taubaté, onde estiveram reunidos técnicos e gestores de 17 instituições que participam desta parceria. O Projeto PSA ÁGUA Vale do Paraíba é um esforço de planejamento protagonizado pelo CBH-PS com a Coordenação Técnica do Instituto Oikos.

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento que visa à transferência de recursos financeiros ou de benefícios para aqueles que preservam ou restauram áreas naturais, ou adotam práticas de ocupação sustentáveis e com isso, promovem a disponibilidade de serviços ecossistêmicos. Dentre os quais se destacam a manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, o controle da erosão dos solos, a conservação da biodiversidade e da beleza cênica, a manutenção e o aumento do estoque de carbono.

Com foco na proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos, o projeto PSA Água tem como objetivo principal definir o modelo técnico e os arranjos institucionais do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais para o Trecho Paulista da Bacia do Paraíba do Sul, assim como identificar áreas prioritárias para implantação destes projetos na região.

O Programa PSA Água se propõe a elaborar um documento técnico para orientar a implantação, avaliação e monitoramento das ações que promovam a conservação e melhoria dos recursos hídricos. Parte do produto final será constituída de mapas com identificação das áreas prioritárias, além de termos de compromisso de instituições com a implantação do Programa PSA Água no Trecho Paulista da Bacia do Paraíba do Sul.


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal