Escola paulistana realiza visita a áreas de Mata Atlântica no Vale do Paraíba - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Escola paulistana realiza visita a áreas de Mata Atlântica no Vale do Paraíba

Noticias


Escola paulistana realiza visita a áreas de Mata Atlântica no Vale do Paraíba

Alunos da Escola St. Nicholas irão realizar uma visita à Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos, no município de Lorena, São Paulo, no dia 26 de novembro, das 10h às 14h. A ação tem como objetivo apresentar aos estudantes, de forma reflexiva, parte da experiência do Instituto Oikos com conservação de florestas e águas. A escola St. Nicholas de São Paulo é bilíngüe e ensina crianças a partir dos 18 meses, até o final do ensino médio. A instituição tem como princípio a formação de cidadãos comprometidos, pensadores criativos que fazem decisões para resolver problemas complexos ao pensar globalmente e agir localmente.

Durante a vinda ao Vale do Paraíba, os visitantes irão conhecer e avaliar áreas em processo de recuperação florestal em diversos estágios; vivenciar técnicas de coleta de sementes para produção de mudas florestais e plantio de espécies da Mata Atlântica. Visitarão a Fazenda das Palmeiras, antiga produtora de café do Vale do Paraíba, onde hoje se implantam estratégias para proteção dos fragmentos de florestas existentes na propriedade, com o pagamento anual ao proprietário, para a manutenção das ações estabelecidas pelo projeto.

O roteiro para os alunos começa conhecendo a sede da Antiga Fazenda da Conceição e visita ao Viveiro de Mudas Nativas da Mata Atlântica, onde terão experiências com técnicas de coleta de sementes para produção de mudas. Os estudantes irão a diferentes locais, para observarem áreas com 35, 7, 2 e 1 ano de restauração florestal. As crianças e seus professores plantarão mudas de espécies florestais da Mata Atlântica durante jornada à Fazenda Vovó Titina. Finalizarão o dia na Fazenda das Palmeiras, onde conhecerão o projeto-piloto de REED.

Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o IPAM, o conceito de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal), basicamente, parte da idéia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal. De acordo esta definição, os países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais, que conseguissem promover reduções das suas emissões nacionais oriundas de desmatamento receberiam compensação financeira internacional correspondente às emissões evitadas.


PROGRAMAÇÃO:

  • 10:00 – Boas-vindas na sede da Antiga Fazenda da Conceição

  • 10:20 – Visita a Viveiro de Mudas Nativas da Mata Atlântica

  • 10:40 – Experiência com técnicas de coleta de sementes para produção de mudas

  • 11:10 – Observação de uma área com 35 anos de recuperação florestal na Fazenda da Conceição

  • 11:35 – Visita a área com 7 anos de recuperação florestal na Fazenda da Conceição

  • 12:10 – Visita à Fazenda Vovó Titina para observação de área com 2 anos e área com 1 ano de restauração florestal; plantio de mudas pelos estudantes e professores

  • 13:20 – Visita à Fazenda das Palmeiras

  • 13:40 - Lanche

  • 14:00 – Retorno


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal