Alunos da Escola Saint Nicholas realizam plantio de mudas nativas da Mata Atlântica - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Alunos da Escola Saint Nicholas realizam plantio de mudas nativas da Mata Atlântica

Noticias


Alunos da Escola Saint Nicholas realizam plantio de mudas nativas da Mata Atlântica

Organizado pelo Instituto Oikos, a ação superou expectativas e ficou a promessa de retorno em 2014.

Para entenderem na prática a importância e as dificuldades da recomposição florestal da Mata Atlântica, uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, alunos da Escola Saint Nicholas, de São Paulo, realizaram uma visita à Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos, em Lorena, dia 26 de novembro.

A ação, organizada pelo Instituto Oikos, teve como objetivo mostrar aos estudantes parte da experiência da entidade na conservação e restauração de florestas. A Mata Atlântica é considerada um dos Hotspots do mundo - ecossistemas de mega biodiversidade - e abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco. Atualmente as áreas florestadas da Mata Atlântica estão reduzidas a menos de 10%, e não mais do que 1,8% estão protegidos por Unidades de Conservação de proteção integral.

Com idades entre 11 e 17 anos e de várias nacionalidades como italiana, brasileira, indiana, americana, coreana, sul-africana e japonesa - os estudantes plantaram 40 mudas de espécies florestais da Mata Atlântica, em uma APP de Mata Ciliar (Área de Preservação Permanente). Os estudantes ainda levantaram fundos, em campanhas que eles mesmos organizaram, que irá financiar o plantio e a manutenção de outras 227 mudas.

O roteiro para os alunos começa conhecendo a sede da Antiga Fazenda da Conceição, onde são desenvolvidas ações de restauração florestal há 35 anos, visita ao Viveiro de Mudas Nativas da Mata Atlântica, onde tiveram contato com o sistema de coleta e germinação de sementes, e produção de mudas. Os estudantes percorreram também, diferentes locais, para observarem áreas com 35, 7, 2 e 1 ano de restauração florestal. Finalizaram a visita plantando mudas de espécies florestais da Mata Atlântica, na Fazenda Vovó Titina.

Para a geóloga e coordenadora do Instituto Oikos, Alexandra Andrade, é muito gratificante ver tantas crianças, de diferentes nacionalidades, preocupadas em contribuir com esforços e recursos próprios, na recuperação da Mata Atlântica brasileira. O delicado gesto delas em prol da conservação da natureza representa um importante exemplo para todos e nos motiva a seguir com o nosso trabalho. Aos alunos, professores e diretores da Escola Saint Nicholas nosso muito obrigado!



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal