Oeco lança o site colaborativo WikiParques - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Onça-pintada corre risco extremo de extinção na mata atlântica

Noticias


Oeco lança o site colaborativo WikiParques

O objetivo é criar a maior central de conhecimento sobre o assunto, que possa multiplicar o número de amantes e interessados em defender as áreas protegidas brasileiras, conhecidas pelo nome técnico de Unidades de Conservação (UCs).

Somadas, as UCs federais, estaduais, municipais e privadas (RPPNs) formam um colosso de 1,5 milhão de Km2, que cobre 17% do território brasileiro, o equivalente a 4 vezes a área da Alemanha, 12 vezes a área de Portugal, ou a de 35 Holandas.

Torcemos para que o site engaje desde estudantes que começam a entender a grandeza da biodiversidade do país aos especialistas que, apesar de dedicarem a carreira à conservação, não cansam de se maravilhar com esses locais.

Contamos também com os fotógrafos que congelam para "o da poltrona" e para a posteridade imagens que nunca mais se repetirão na mesma exata forma. Aliás, uma das inspirações do WikiParques é o formidável Wikiaves, que em poucos anos de vida já acumulou cerca de 1 milhão de fotos de aves.

O projeto WikiParques nasceu do desejo de fazer mais pelas áreas protegidas, uma das razões por trás da criação da Ong Associação Oeco, responsável pela publicação do site ((o))eco, essa publicação sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente ao jornalismo ambiental. Nosso parceiro nesse projeto é a Fundação Grupo Boticário de Preservação da Natureza, que apoiou o desenvolvimento do site desde a sua concepção.

Recebemos regularmente um fluxo de notícias e de conhecimento que vão dos problemas e ameaças às iniciativas de sucesso que ocorrem dentro das áreas protegidas. Entretanto, nossa equipe e nosso orçamento não nos permite cobrir senão uma pequena parcela das notícias que deveriam vir a público.

Daí o WikiParques, uma ferramenta construída sobre a plataforma de software livre da Wikipédia. A versão lançada hoje é Beta, ou seja, ainda sujeita a modificações substanciais. O site começa com os verbetes básicos de todos os Parques Nacionais. Faltam apenas algumas centenas de UCs que precisam de internautas dedicados para criar o seu verbete. Adote uma Unidade de Conservação e crie o seu verbete! Contamos com as suas observações e opiniões para tornar o Wikiparques cada vez mais amigável e funcional.

O Instituto Oikos parabeniza a Associação O Eco e à Fundação O Boticário por esta inspiradora iniciativa. Nossas unidades de conservação precisam ser conhecidas, para serem valorizadas.

Participe do WikiParques pelo site: http://www.wikiparques.com/wiki/P%C3%A1gina_principal

Fonte: Fonte: Site Oeco

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal