Vale desperdiça 38% de sua água

Ir para o conteúdo

Menu principal

Vale desperdiça 38% de sua água

Noticias


Vale desperdiça 38% de sua água

A cada 10 litros de água produzida nas 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba para consumo humano, 3,8 litros são perdidos durante a distribuição para as residências e comércios.

O volume de água desperdiçada alcança 38,16%, em média, de toda a produção na região, que é atendida majoritariamente pela Sabesp (28 cidades), empresa ligada ao governo estadual. Os demais municípios operam seu próprio sistema de abastecimento ou terceirizam o serviço.

O levantamento foi feito pelo O VALE com base no Plano Municipal de Saneamento que todas as cidades foram obrigadas a fazer, em 2012, com apoio da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos.

O documento traz uma radiografia do sistema de abastecimento, as perdas e as ações necessárias para reduzir o desperdício em cada cidade. Na região, o índice está acima da média nacional de perda de água, que é de 35,9%. E bem acima dos volumes registrados em países desenvolvidos, como Japão (7%), França (26%) e Itália (29%).


Pelo ralo. De acordo com os planos de saneamento, as 39 cidades da região produzem cerca de 750 milhões de litros de água por dia (veja ao lado o ranking de quem perda mais água na região).

Desse total, em torno de 280 milhões de litros de água são desperdiçados diariamente, indo “pelo ralo”.

O volume desperdiçado seria suficiente para abastecer toda a cidade de São José, com seus quase 700 mil habitantes, por um dia inteiro. Ou Taubaté por quatro dias, Jacareí por oito dias, Cruzeiro por 10 dias e Redenção da Serra por nada menos que 545 dias.


Campeões. Os municípios campeões de desperdício são Cruzeiro, Santa Branca e São José do Barreiro. Eles perdem, respectivamente, 66,4%, 58,8% e 52% da água que é captada de seus mananciais, tratada e distribuída para a população.

Não à toa, Cruzeiro decretou estado de emergência na semana passada por causa da falta de água, ameaçando punir com multa quem lavar carros, calçadas e fachadas de imóveis.

O diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Cruzeiro, Maximiliano Rubez, admitiu o problema e disse que a cidade tenta reduzir ao máximo as perdas.

Distorção. Especialistas apontam uma distorção grave que dificulta a redução dos índices de perda de água tratada.

“As cidades preferem captar cada vez mais água do que reduzir as perdas”, disse o engenheiro Luiz Roberto Barretti, vice-presidente do CBH-PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul).

O geólogo Edilson Andrade disse que há tecnologias disponíveis para reduzir a perda de água no sistema de distribuição, mas falta investimento por parte das operadoras. “Não se pode mais manter essa taxa de desperdício”, disse.



Sabesp investe R$ 42 milhões para reduzir perdas (São José dos Campos)

A Sabesp informou que está investindo R$ 42 milhões na redução das perdas de água nas cidades de São José, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pinda, Campos do Jordão, Lorena e Cachoeira Paulista, no período entre 2013 e 2015.

A meta da companhia é reduzir o índice para 19%, patamar de países desenvolvidos.

“Os recursos financeiros são oriundos da agência de fomento do governo japonês, a JICA (Japan International Cooperation Agency), e estão sendo aplicados no Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água”, informou, por meio de nota, a Sabesp.

“Em outubro de 2013, a Sabesp deu início à execução do Programa no Vale do Paraíba. Até o final de 2015, estão previstos a substituição de 80 mil hidrômetros com mais de oito anos de uso, a troca de 50 mil ramais de água (redes menores que levam a água da rua até o imóvel) e 7 mil reparos nas redes de distribuição.”

O projeto prevê ainda serviços para detecção de vazamentos não visíveis, obras de substituição de redes de distribuição e de adequação das pressões na rede. O término destas obras é julho de 2017.



Jacareí revisa meta e adota prevenção
O Saae de Jacareí informou que as informações do Plano Municipal de Saneamento estão em fase de revisão. Atualmente, o índice de perdas apurado no sistema de distribuição de água equivale a cerca de 38% --o documento aponta 49,3%. Para evitar as perdas, o Saae informou que substitui redes, melhora os serviços de reparos e age na prevenção.


Fonte: ovale.com.br





 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal