Projeto reúne instituições para diagnosticar e proteger mananciais da bacia do rio Paraíba do Sul

Ir para o conteúdo

Menu principal

Projeto reúne instituições para diagnosticar e proteger mananciais da bacia do rio Paraíba do Sul

Noticias


Projeto reúne instituições para diagnosticar e proteger
mananciais da bacia do rio Paraíba do Sul

Com objetivo de avaliar e hierarquizar critérios e diretrizes do Programa PSA Água Vale do Paraíba, técnicos e gestores públicos de 17 instituições reuniram-se ontem em Taubaté-SP, sob coordenação do Instituto Oikos de Agroecologia. Temáticas como conservação dos solos, recuperação e conservação de florestas, manejo de pastagens e valoração ambiental de serviços ambientais foram discutidas ao longo de todo o dia.

A construção do programa está focada nos mananciais de abastecimento público superficiais na bacia do rio Paraíba do Sul, trecho paulista, excluídas aquelas captações feitas diretamente no rio Paraíba. Vinte e cinco municípios do Vale captam água para abastecimento público em rios afluentes do Paraíba do Sul ou em reservatórios que integram esse sistema. Os municípios são: Lagoinha, Paraibuna, São Luís do Paraitinga, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Jacareí, Santa Isabel, Igaratá, São José dos Campos, Monteiro Lobato, Tremembé, Taubaté, Guaratinguetá, Piquete, Lorena, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Silveiras, Cachoeira Paulista, Arapeí, Areias, São José do Barreiro, Bananal e Cunha.

Em meio a maior crise hídrica dos últimos 84 anos, medidas de conservação e proteção dos mananciais afluentes do rio Paraíba do Sul são fundamentais para a garantia futura do abastecimento público. O projeto irá realizar uma hierarquização dessas bacias, utilizando-se de modelagens matemáticas e softwares de geoprocessamento com dados físicos, ambientais, sociais e institucionais. Um dos resultados será uma listagem, em ordem de prioridade, das bacias onde se localizam os mananciais, para a realização de ações de conservação e recuperação dos recursos hídricos.

A previsão é que o Programa esteja concluído no final de dezembro deste ano, quando então será encaminhado ao Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul, a quem caberá a decisão de adotar as recomendações em suas diretrizes e planejamentos.





 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal