Instituto Oikos participa do II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul

Ir para o conteúdo

Menu principal

Instituto Oikos participa do II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul

Noticias


Instituto Oikos participa do II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul

O stand do instituto chamou a atenção pelo grande volume de projetos realizados no Vale do Paraíba

Entre os dias 21 e 23 de Maio, o Instituto Oikos esteve presente ao II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos. O simpósio aconteceu em meio a maior estiagem da história do estado de São Paulo, aos conflitos gerados pela escassez e pela anunciada transposição de águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira

Os técnicos do Instituto Oikos, a geóloga Alexandra Andrade e o biólogo Tiaraju Fialho, aproveitaram o evento para realizar uma reunião com técnicos da EMBRAPA SOLOS do Rio de Janeiro, CATI-EDR Pindamonhangaba, APA dos Mananciais do Paraíba do Sul e USP-LESTE. O tema da reunião foi a experiência da EMBRAPA no monitoramento de Serviços Ecossistêmicos e formas de integrar esses conhecimentos ao Projeto PSA ÁGUA Vale do Paraíba.

O OIKOS se fez presente ainda com um stand, onde foram divulgados os trabalhos da instituição ao longo de seus 10 anos de existência. No stand era possível conhecer um pouco dos projetos de Monitoramento Ambiental, Conservação de áreas Naturais, Educação Ambiental, Restauração Florestal, Planejamento de Bacias Hidrográficas, e o projeto de PSA ÁGUA VALE DO PARAÍBA. Foi organizada uma coleção de sementes nativas da mata atlântica que chamou atenção de quem passava, seja pela grande diversidade de espécies, como pela diversidade de formas, cores e tamanhos.

O Simpósio contou com a presença de pesquisadores, prefeitos e vereadores, técnicos, gestores públicos e membros de sociedade civil da região do Vale do Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Brasília. As conclusões e recomendações do simpósio foram reunidas na Carta de São José, disponível no link abaixo.







 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal