Coordenadora Executiva do Oikos participa da Conferencia Mundo Geo, em São Paulo

Ir para o conteúdo

Menu principal

Coordenadora Executiva do Oikos participa da Conferencia Mundo Geo, em São Paulo

Noticias


Coordenadora Executiva do Oikos participa da Conferencia Mundo Geo, em São Paulo

A Coordenadora Executiva do Instituto Oikos, Alexandra Andrade apresentou na Conferencia MundoGeo2014, em São Paulo, no dia 9 de maio, a palestra: O Uso de Tecnologias de Geo Informação no Planejamento do Uso Sustentado em Microbacias do Vale do Paraíba – SP. A apresentação foi um convite da EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano.

Em sua palestras, Alexandra reuniu informações dos projetos e planejamentos desenvolvidos pelo OIKOS na Região da Serra da Mantiqueira (Programa para Criação de um Sistema de Áreas Protegidas na Serra da Mantiqueira); na porção paulista da Bacia do rio Paraíba do Sul (Projeto PSA ÁGUA Vale do Paraíba) e na microbacia do Ribeirão dos Macacos, afluente da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul.

O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem sido uma ferramenta de fundamental importância para o planejamento e execução das ações do OIKOS desde 2006, quando foram realizados os primeiros levantamentos da bacia do Ribeirão dos Macacos, que resultaram em mapas que foram então utilizados no Planejamento Participativo daquela bacia, realizado com recursos do CEIVAP.

Desde aquela data (2006), muitas outras ações foram realizadas pelo OIKOS com o apoio das geoferramentas (softwares específicos, aparelhos de posicionamento por satélite, cartografia digital) incorporados ao SIG, o que permite a realização de comparações espaciais e análises multitemporais, sobreposições de dados para fins de planejamento, registro georeferenciado de intervenções, projetos de recuperação ambiental. As ferramentas de Geoinformação e seus produtos foram também utilizadas com sucesso no Programa de Educação Ambiental para alunos e professores do ensino público do município de Lorena, entre os anos de 2009 a 2011.







 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal